quinta-feira, 14 de junho de 2012

al-Hariri: al-Maqâmât, séc XIII

Bom dia.
Eu estudo um códice espanhol do séc XIII, chamado "Cantigas de Santa Maria" encomendado pelo rei de Leão e Castela, Afonso X (1221-1284). Nele, centenas de iluminuras acompanham os louvores e relatos de milagres da Virgem Maria. Em outras oportunidades, detalharei mais estes trabalhos.
Bem, não gosto de estudar nada sem saber de suas origens. E, tratando-se de imagens, isso é fundamental. Muito fácil eu partir do objeto de estudo: O códice, os textos, as imagens... escolher uma ou duas iluminuras e discorrer sobre elas. Ok. Terei o suporte teórico da historiografia e da arte sobre o tema e período. Isso dá um grande embassamento para se "tentar" falar sobre algo tão longe de nós. Lá do séc XIII.
Porém, achei mais seguro, antes de "arriscar" algo sobre as Cantigas de Santa Maria", adentrar no universo das iluminuras. O que são? Porque existiram? Onde?

al-Hariri: al-Maqâmât, 1237, Bagdá. Fólio 94, verso
BNF (Biblioteca Nacional da França, Paris)

Postei hoje esta iluminura árabe visto que a influência islâmica foi fortíssima na Península Ibérica desde o séc VIII. Mesmo perdendo, gradativamente, o poder político com as Batalhas de Reconquista implementada pelos cristãos, a enorme carga cultural do mundo islâmico deixou marcar profundas na Espanha. Esta iluminura faz parte de um códice de "conversações". Vejamos do que se trata isso:  A palavra "maqama" significa reunião tribal. Nestes eventos, para diversão de todos, ocorriam as disputas verbais em forma de prosa rimada incitando verdadeiros combates nos quais a retórica, as rimas perfeitas e as réplicas exaltavam o feitos dos grandes heróis de cada tribo, suas riquezas e suas conquistas. Os melhores tinham que ser eruditos e geniais na arte da rima cantada ou da réplica rápida, senão, perderiam o combate.
Este códice contém vários relatos de encontros de tribos árabes nas quais ocorriam desfiles de cavaleiros ricamente vestidos com suas armaduras e rodeados de suas riquezas em ouro, cavalos, camelos, escravos. Esta iluminura mostra um cortejo de camelos acompanhado de músicos e seus respectivos instrumentos musicais para animar o trajeto à Meca.
(bibliografia utilizada: WALTHER;WOLF. Obras maestras de la iluminación. séc XIII. pág. 164-165. Colônia: Taschen, 2005)




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